terça-feira, 2 de setembro de 2008

Os manuais e o interesse escolar

O filósofo Desidério Murcho na sua crónica de hoje no jornal Público ("Lavoisier e a escola") reflecte sobre o desastre dos manuais (e programas escolares). Desidério percebeu a infelicidade dos manuais quando estudou Os Maias. Embora o romance fosse "imensamente vívido", (...) "era completamente assassinado na escola; tornava-se uma tolice formal, mero exemplo de correntes literárias constrastantes entre si, um emaranhado de figuras de estilo com nomes complicados e um sem-fim de entulho que pareciam ter por única missão impedir qualquer aluno mediano de pura e simplesmente gostar de ler o romance e de compreender o seu significado. "

O que é que Desidério entende por formalismo?

"Chamo "formalismo" ao que faz professores, autores de manuais escolares e de programas e de exames assassinar a literatura, a história, a física e tudo o que se torna objecto de estudo na escola. O formalismo torna tudo pantanoso e pouco nítido, palavroso e aborrecido."

Qual é a consequência do formalismo? "É preciso que o aluno traga de casa uma vontade de ferro para estudar, caso contrário não encontra o menor sentido na escola." A escola é uma charada sem nexo...

Desidério associa à luta de classes o intragável dos manuais e da organização escolar. "Inventou-se a escola universal, mas deve ter havido alguém que decidiu tornar tudo tão absolutamente grotesco que dificilmente um pobre consegue ter o mínimo entusiasmo por toda aquela fantasia - e lixa-se com isso, pois claro."

3 comentários:

Storinha disse...

Boa noite... em resposta ao teu comentario no meu Cantinho, é verdade, as editoras andam a dormir mesmo em relação aos manuais para os CEF's.
O que vale é aquilo que tenho conseguido encontrar na net senão nem sabia bem por onde começar.
Falas tu em EF que só tem 1 vez por semana... que direi eu que vou dar HSST que só tem 45 minutos semanais e ainda por cima 40 aulas divididas pelos dois anos de curso...
A ver vamos...

IC disse...

Venho agradecer a visita ao meu cantinho, o comentário permitiu-me chegar aqui e conhecer o blogue, que já vi que é recente. Felicidades na blogosfera 'docente'! :)

João disse...

Obrigado pelos comentários e incentivos. HSST é normalmente leccionado por professores de que área?