sábado, 9 de janeiro de 2010

Tipologia das reuniões

A maior parte do que é dito nas reuniões cai numa de duas categorias:
  • Relevante mas inconsequente. Trata-se de ideias, reflexões e mesmo decisões que, embora úteis, a gente sabe que não terão qualquer implementação. Por exemplo uma DT informa o Conselho de Turma que um aluno foi assinalado para o SPO (acompanhamento psicológico): depois nada acontece;
  • Irrelevante. Ideias, excitações, reclamações, que nada acrescentam. Por exemplo uma colega acha que os alunos da escola pública deveriam andar com farda. É um pensamento irrelevante que é transmitido numa reunião de departamento.
As coisas relevantes e consequentes, raras, têm normalmente a ver com procedimentos que são impostos, e geralmente são de utilidade incompreensível. Para usar uma expressão de Rui Ramos num artigo do Expresso de hoje (e a propósito do cinismo da classe política), é conveniente adoptar uma indiferença higiénica nos convívios forçados das reuniões.

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