quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O impasse da escola actual...

"O impasse da escola actual resulta de se encontrar esgotado o modelo tradicional de ensinar, organizado para instruir o aluno médio e com razoável motivação". O professor precisa de se reinventar, para conseguir "mexer" com o aluno sem motivação e que desdenha da escola. Neste jogo o professor coloca-se "num nível diferente, porque usa o diálogo, a ironia e a provocação da gente nova como um meio de relacionamento, sem esquecer que o respeito recíproco é um dos ingredientes essenciais para ser ouvido". As citações são da crónica do Dr. Daniel Sampaio, "A(s) turma(s)" (revista Pública, 9 de Novembro de 2008, p. 4) . Daniel Sampaio ficou entusiasmado com o filme A Turma de Laurent Cantet. "A heterogeneidade da turma do filme parece ser fonte de inspiração para o docente, que consegue com mais ou menos sucesso relacionar-se com todos, na procura constante de soluções para uma das tarefas funcamentais da escola de hoje: a da inclusão. O professor Bégaudeau mostra como a preocupação em incluir é a única forma de percorrer na escola um caminho de dignidade, porque por certo já chegou à conclusão de que todos os alunos têm capacidade de contribuir para a respectiva aprendizagem". As reflexões do Dr. Daniel Sampaio são sempre estimulantes, embora no tempo da revista Xis tivessem um pequeno pendor lamechinha.

1 comentário:

Pedro disse...

O impasse da escola actual resulta do aumento do facilitismo a que chegámos. Só quem sabe como funcionam os Conselhos de Turma é que sabe até que ponto é que o facilitismo se apodera de muitos professores que se deixam levar pela vontade ministerial...
As melhores escolas públicas nos rankings são as que exigem, não as que facilitam...